• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal

February 2, 2017

Hoje vamos conversar sobre um diagnóstico pouco conhecido, mas que pode explicar várias dificuldades acadêmicas, o Transtorno de aprendizagem não verbal - TANV.

 

Essa terminologia foi proposta para descrever um grupo de pacientes com disfunções nas capacidades não verbais em combinação com contato visual pobre, comunicação gestual, expressão facial e prosódia prejudicadas. Essa é uma proposta baseada principalmente nos perfis neuropsicológicos.

 

Do ponto de vista acadêmico, crianças com TANV apresentam dificuldades na compreensão da leitura, nos conceitos matemáticos, na resolução de problemas, na teoria e nos conceitos científicos.

 

Conceitos mais concretos são entendidos sem dificuldades, entretanto quando requerem uma análise mais complexa, há comprometimento na compreensão.

 

Observam-se, ainda, dificuldades no relacionamento e interação social, porém com recursos verbais e de memória preservados.

 

As principais características do quadro são: problemas de organização viso-espacial (dificuldade em distinguir as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos); dificuldades psicomotoras, (ex. para aprender a andar de bicicleta, para amarrar os cadarços dos sapatos); dificuldades em compreender linguagem corporal e expressões faciais.

 

O diagnóstico do TANV é clínico, e deve ser realizado por equipe multidisciplinar através de avaliação neuropsicológica e fonoaudiológica. A avaliação médica pode ser necessária para afastar outras possibilidades diagnósticas, como o transtorno do espectro do autismo.

 

O tratamento é a intervenção psicoterápica, especialmente a linha Cognitivo Comportamental (TCC) que permite o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e de habilidades sociais.

 

Um abraço

Dra Alessandra

 

Para conhecer mais sobre o assunto sugiro a leitura do artigo Mercadante MT et al. (2006). Transtornos invasivos do desenvolvimento não-autísticos: síndrome de Rett,

 

transtorno desintegrativo da infância e transtornos invasivos do desenvolvimento sem outras especificação. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl. I): 12-20.

 

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone