• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

Linguagem e Autismo

March 29, 2016

   A linguagem verbal não é a única forma de comunicação. Podemos nos comunicar com o outro indivíduo através de nossos pensamentos, emoções, gestos, através do corpo (linguagem corporal) entre outros códigos que sejam comuns ao locutor e interlocutor.

 

   Por volta dos dois anos, a maioria das crianças já tem um número de vocábulos que lhes permite expressar-se verbalmente o que deseja. Algumas nessa idade, e até um pouco antes, já utilizam frases simples, com verbos, adjetivos e preposições, relatam fatos e criam seus próprios vocábulos.

  
   Mas além das diferenças individuais, precisamos estar atentos a fatores interferem no desenvolvimento normal da linguagem. A criança com transtorno do espectro do autismo (TEA), por exemplo, apresenta dificuldades no interesse em interagir com o outro. Os indivíduos com TEA tem dificuldade em iniciar e manter diálogo, em fornecer informações, e principalmente em expressar suas ideias, apresentam falha no contato afetivo, contato visual, perseveram na manutenção da rotina e movimentos repetitivos, sendo que algumas delas não desenvolvem a fala, e as que o fazem não apresentavam intenção de se comunicar.

 

   Uma das características mais marcantes é a dificuldade na aquisição do pronome “EU”. A criança com autismo utiliza freqüentemente a terceira pessoa para referir-se a si mesma. A ecolalia, por outro lado, não pode ser analisada apenas como sintoma patológico. Ela também é encontrada no discurso dos indivíduos com desenvolvimento típico, aparecendo  também no processo normal de aquisição de linguagem, mas nas crianças com TEA sua presença pode ser mais exuberante e atingir idades onde este comportamento já não seria mais esperado.

 

   Como o autista pode ter alteração de comunicação, mais especificamente no desenvolvimento de linguagem, o fonoaudiólogo é o profissional que avalia e trata dos processos de comunicação é imprescindível para o tratamento precoce e presença constante nas equipe multidisciplinares.

 

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone