• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

Terapia Multidisciplinar

March 21, 2016

Muito tem se falado deste termo na atualidade, especialmente na reabilitação neurológica. O termo avaliação ou terapia multidisciplinar descreve a parceria entre diversos profissionais da área da saúde para a avaliação diagnóstica e o tratamento de um paciente.

Quando usamos esse termo para nos referir ao processo de avaliação diagnóstica, estamos dizendo que vários profissionais de diferentes áreas vão examinar aquela criança para fechar um diagnóstico e orientar o tratamento. Por exemplo, em crianças com dificuldades escolares, essa avaliação conta, geralmente com neuropediatra, neuropsicólogo e fonoaudiólogo. Eventualmente, a terapia ocupacional (TO) pode ser necessária no processo diagnóstico. Nas crianças com suspeita de transtornos do espectro do autismo, essa avaliação também deve ser realizada por esses profissionais. Já quando pensamos na paralisia cerebral, a avaliação é realizada pelo neuropediatra, pelo fisioterapeuta, pelo fonoaudiólogo e pelo terapeuta ocupacional. 

Uma vez finalizada essa investigação e concluindo-se que a criança apresente algum transtorno, essa equipe sugere a abordagem terapêutica a ser instituída.

Várias situações neurológicas requerem uma terapia multidisciplinar, que pode combinar o tratamento medicamentoso (com remédio), com terapias de reabilitação, tais como fisio, fono, TO, psicoterapia, terapia ABA, treino cognitiva, equoterapia, hidroterapia, arteterapia, musicoterapia, entre outros. Eventualmente a terapia medicamentosa pode não ser necessária, ficando a reabilitação como parte principal do tratamento.

Mais importante que a presença de vários profissionais cuidando de uma criança é que haja uma troca profunda e regular entre eles. Os objetivos de terapia têm de ser tratados em conjunto e em harmonia, bem como as avaliações subsequentes da evolução.

Tratar uma criança com dificuldades escolares, motoras, sensoriais ou cognitivas é um belo trabalho, cheio de bons resultados, entretanto é um trabalho que deve ser realizado por uma equipe unida e que trabalhe pelo mesmo objetivo, com cada especialista somando forças com sua expertise para que tenhamos crianças bem adaptadas e principalmente, felizes.

 

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone