• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

Treino Cognitivo

April 19, 2015

Semana passada participei de um Workshop muito interessante sobre treino cognitivo. Nos últimos anos, a neuropsicologia e a reabilitação cognitiva vem ganhando espaço na reabilitação.

Realizar uma avaliação completa e profunda, que destaque não somente os déficits mas principalmente as habilidades, penso eu, é a grande contribuição da neuropsicologia no campo da reabilitação.

E uma vez tendo o diagnóstico, as dificuldades e as  potencialidades deste individuo é hora de reabilitar.

Traçar o melhor plano terapêutico, incluindo ou não o uso de medicação, é o momento mais importante da abordagem. Por isso hoje insistimos no tratamento multidisciplinar, com uma equipe afinada, que trace junto os objetivos e que caminhe no mesmo rumo.

E um dos principais pontos abordados no workshop foi a frequência da reabilitação e a participação tanto da família, quanto do paciente, dando continuidade ao treinamento em domicilio.

É extremamente importante, especialmente nos primeiros meses de reabilitação ou mesmo de habilitação quando falamos de crianças menores, que haja uma maior frequência de tratamento, que vai diminuindo à medida que o individuo vai melhorando.

O material é bonito, a estimulação é extremamente lúdica, com jogos e brincadeiras e assim vamos treinando memória, praxias, atenção, linguagem, enfim todos os pontos necessários.

As principais indicações do treino cognitivo são: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtornos do Aprendizado (como dislexia, discalculia), quadros demenciais (como Alzheimer), quadros ansiosos, Epilepsias, entre outros.

Vou finalizar esse texto com uma frase de uma das melhores neuropsicólogas do país, a Prof. Cândida Helena Pires de Camargo que disse: “Um ambiente rico em estímulos é um dos principais nutrientes para o cérebro se desenvolver”.

Vamos, então, estimular nossas crianças e idosos!

Um abraço!

 

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone