Depressão na adolescência

March 9, 2015

Ao final da adolescência 20% dos jovens terão sido afetados pela depressão em alguns momento. Fatores sociais e genéticos estão envolvidos no aparecimento dessa doença que é mais comum entre as meninas.

A depressão nesta faixa etária costuma ser subdiagnosticada, provavelmente porque existe uma proeminência  da irritabilidade,  reatividade no humor e  flutuação dos sintomas que são características comuns nos adoelscentes.

Em alguns casos, os sintomas primários podem ser: sintomas físicos inexplicáveis, transtornos de ansiedade ou alimentares, evasão escolar ou declínio do desempenho acadêmicos, por isso mudanças no temperamento e comportamento do jovem devem ser vistas com cuidado.

Entre os riscos de uma depressão não tratada estão os prejuízos psicossociais, suicídio e o aparecimento de outras doenças psiquiátricas ao longo da vida.

Vários fatores que contribuem para a evolução positiva e diminuição da probabilidade de recaída, os mais importantes são o diagnóstico precoce,  o tratamento eficaz , a psicoterapia e o apoio familiar.