A escuta e as possibilidades da acupuntura no aconselhamento terapêutico, no processo de autoconhecimento, na manutenção de saúde e prevenção de doenças

September 5, 2014

A Acupuntura é apenas uma das “ferramentas” disponíveis, dentre muitas outras, na complexa e integrativa Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada para tratamentos energéticos, funcionais e orgânicos. Para a medicina chinesa, a prevenção do adoecimento antecede o tratamento dos desequilíbrios ou doenças. Para que a saúde seja preservada, e poupada, é necessário reconhecer nossos limites e potencialidades, evitar desperdícios e bloqueios de energia, além da necessidade de cuidar dos hábitos da rotina diária, ou seja, precisamos estar “acordados” na busca do equilíbrio dinâmico requerido por “nossa” natureza individual. Portanto, o primeiro passo, é (re)conhecermos a nossa natureza. Pode parecer simples, mas na sociedade contemporânea padronizada nos tornamos “iguais” apesar de sermos constitucionalmente tão diversos.

No processo terapêutico, que implica no estabelecimento de vínculos de confiança, é necessário sair da automatização, encontrar diferença, nossa diversidade e pluralidade humana, reconhecer nosso lugar no mundo. O “paciente” precisa ser ativo e protagonista na melhora da sua qualidade de vida.

Cada pessoa possui uma constituição energética, é como se pudesse ver a vida através da lente de algum dos Cinco Elementos constituintes da base da MTC (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), um olhar predominante, um órgão de choque, um canal de potencialidades e de fragilidades por onde vai aprender e experienciar o seu destino. Conhecer a estrutura de um “paciente” ajuda a entender seus desequilíbrios e, até, atuar de forma preventiva em relação ao seu adoecimento. Ajuda a entender porque uma perda pode ser tão desestabilizadora para uma pessoa e tão insignificativa para outra.

As doenças podem ter origem externa ou interna. As doenças de origem interna são as doenças emocionais geradas por emoções prolongadas ou excessivas, bloqueadas, que quebram a harmonia e o equilíbrio do organismo. As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida afetiva, alteram o estado da nossa mente, da nossa consciência.

Todo órgão, na visão chinesa, possui uma energia mental/psíquica (virtude) que pode transformar os processos emocionais em experiências construtivas, positivas, aprendidas. A melhor maneira de lidar com as emoções não está em ignorá-las ou reprimi-las, mas em reconhecê-las, observá-las e usar a energia mental relacionada para produzir objetivos. Os desequilíbrios emocionais afetam a mente e podem torná-la obstruída (pensamentos confusos, obscurecimentos, perda do “insigth”), perturbada (agitação, inquietação, ansiedade) ou enfraquecida (depressão, exaustão mental, melancolia).

As doenças externas originam-se, principalmente, pelo clima. Porém, na visão chinesa, toda doença acontece a partir de uma vulnerabilidade anterior do organismo. Cuidar da vulnerabilidade é uma possibilidade na MTC, pode ser feita pelo aconselhamento terapêutico, pela aplicação das agulhas de acupuntura, pela boa alimentação, pela prática adequada de atividades físicas, respeitando sempre cada tipo constitucional, cada biografia.

A MTC nasceu da filosofia taoísta, seguir o “TAO” significa seguir um caminho íntimo e individual no qual a mente e o corpo juntam-se aos aspectos sutis da espiritualidade em um só diagnóstico.

Simone Spadafora