• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

O que você sempre quis saber sobre Terapia Cognitivo Comportamental e nunca teve coragem de perguntar.

August 14, 2014

Se você frequenta psicólogo, psiquiatra ou neurologista  já deve ter se deparado em algum momento com o termo Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Muitos dos meus pacientes não sabiam muito bem a diferença entre este tipo de terapia e terapia “tradicional”. Por isso selecionei algumas questões que são bastante comuns em um primeiro contato.

 

  • Do que consiste a TCC?

É uma psicoterapia que tem como objetivo a mudança comportamental através de uma mudança no padrão dos pensamentos. Sua estrutura é mais objetiva e racional do que na maioria das outras abordagens: as sessões normalmente seguem um planejamento prévio e o paciente recebe “tarefas” para casa, por exemplo. Sua estrutura é favorável para  modelos de tratamentos mais breves (12 a 20 sessões) mais focado em objetivos específicos.

  • Ela é a mesma coisa que Terapia Comportamental (TC)?

Não, ela é apenas um dos tipos de TC. Outra TC é a Terapia Analítico Comportamental e sua forma mais famosa a Análise Aplicada do Comportamento (ABA). A TCC e a ABA propõe mudanças comportamentais e são pautadas por objetivos, mas diferem nos princípios e técnicas.

  • Em quais casos ela é mais indicada?

A TCC é indicada para crianças maiores, adolescentes ou adultos. No modelo de intervenção breve apresenta bons resultados no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtornos de Ansiedade e Depressão. Em terapias de longo prazo é indicada também para Transtornos de  Personalidade, Conduta e Bipolar.

  • Para quais pacientes esta não é a técnica mais indicada?

Por seus fundamentos e estrutura, a TCC não é indicada: a) crianças pequenas; b) pessoas deficiência intelectual; c) na maior parte dos casos de autismo; d) de forma isolada em contextos sociais e familiares muito desfavoráveis.

  • Quem pode fazer?

Psicólogos ou médicos que tenham formação em TCC, usualmente psiquiatras.

  • Todos os psicólogos usam TCC?

Não. Entre os psicólogos existe uma ampla variedade de abordagens e técnicas de psicoterapia.

  • Como eu posso saber se um psicólogo usa TCC?

Normalmente os que tem formação em TCC incluem esta informação, seja como especialização, seja como tipo de trabalho em seu cartão ou material promocional. No primeiro contato é possível questionar diretamente sobre a abordagem.

 

Um grande abraço,

Melanie Mendoza

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone