Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura

June 1, 2014

A medicina tradicional chinesa (acupuntura) faz as interpretações dos casos clínicos baseada em um pensamento holístico e integrativo, é uma medicina centrada na pessoa e não na doença.

As doenças físicas, emocionais e mentais são concebidas como diferentes aspectos, intimamente relacionados, de um mesmo todo, e não doenças de naturezas diferentes.

O ideal de saúde chinês caracteriza-se por um sentimento de harmonia e bem-estar, enfatiza o equilíbrio como chave para a saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica. Esse equilíbrio não está em um protocolo, tem caráter individual.

As diferentes técnicas terapêuticas chinesas visam estimular o organismo do paciente para que ele siga a sua própria tendência natural em voltar ao equilíbrio.

As dores físicas costumam ser a porta de entrada para a acupuntura. Mas, os aspectos biológicos são apenas parte da composição de um sujeito e da sua saúde. Fatores sociais, culturais, psicológicos e espirituais também constituem o Ser e contribuem positiva ou negativamente para a sua saúde.

Contrastando com os avanços tecnológicos e científicos, existem sérias limitações para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações.

Escutar o sujeito em sua subjetividade permite, realmente, tratá-lo. O acolhimento pode ser o ponto de partida e chegada para a ressignificação da vida!

Simone Spadafora