• Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
Please reload

Tags

January 17, 2017

March 29, 2016

Please reload

Posts recentes

Projeto bebês de risco

March 31, 2016

1/10
Please reload

Posts em destaque

Mielomeningocele

May 17, 2014

Mielomeningocele

 

Quando comecei a trabalhar com crianças com deficiência física me deparei com uma condição sobre a qual eu já havia estudado, mas é muito pouco citada apesar de relativamente comum em nosso país: a espinha bífida ou mielomeningocele (MMC).

Principal razão para o uso de ácido fólico na gestação, a MMC é um defeito na formação da medula durante a formação do feto. Para correção do defeito é realizada uma cirurgia para correção nos primeiros dias de vida do recém-nascido ou ainda no útero. Entre as sequelas estão vários graus de paraplegia, incontinência. A reabilitação é, de maneira geral, voltada para correção/prevenção de deformidades, prevenção de lesões, ortostatismo e marcha.

Mas a MMC não afeta apenas os movimentos. Associada a ela existe uma mal formação de porções do cerebelo que pode causar hidrocefalia. Esta mal formação é camada de Chiari tipo II.

Não sabemos ainda todas as funções do cerebelo, mas estudos tem mostrado que seu papel vai muito além de controle dos movimentos. Pacientes com lesões nesta região apresentaram prejuízo em planejamento, atenção e linguagem, e alterações na personalidade, por exemplo.

A maioria das crianças com MMC apresenta desenvolvimento cognitivo próximo ao normal na primeira infância, especialmente nas habilidades linguísticas. Por conta disso, a avaliação de seu desenvolvimento intelectual é negligenciado até o final do primeiro ciclo do ensino fundamental. Estudos sistemáticos tem mostrado prejuízo em atenção e função executiva (comportamentos direcionados a uma meta futura) e ocorrência significativa de indivíduos com deficiência intelectual, além de funcionalidade reduzida na vida adulta. São observados também uma ocorrência acima do restante da população de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Por causa de tudo isso, convido as pessoas que lutam por um mundo mais inclusivo que olhem também para essas crianças, adolescentes e adultos de maneira mais cuidadosa.

Um grande abraço,

Melanie

 

Please reload

CLÍNICA VIVERE

The Square Open Mall – Granja Viana
Rodovia Raposo Tavares – km 22,5
Bloco F, Salas 106 e 107
 
Tel 11- 2898-9851
WhatsApp 11- 9 8876-2992
contato@vivereclinica.com
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone